Clique nas imagens para ampliar
CARACTERÍSTICAS DE FUNDIÇÃO SOB BAIXA PRESSÃO
A fundição sob baixa pressão é um processo de manufatura que ocorre mediante a transferência do metal líquido para o interior de um molde metálico, sob a ação de um pistão a elevada pressão. As peças obtidas através deste processo possuem altas características mecânicas e tolerâncias dimensionais restritas.
Durante o processo de fundição sob baixa pressão o molde é preenchido e o metal solidificado mediante baixos níveis de pressão, que podem variar de 0,2 e 1 bar. O metal, na maioria das vezes, fica em um forno, abaixo do molde sendo que, esse metal é injetado no molde diretamente do forno. As peças extraídas da fundição sob baixa pressão costumam apresentar boas propriedades mecânicas na condição bruta ou após tratamento térmico, produtos como, cabeçotes de motor, rodas de liga leve e carcaças são os mais produzidos através deste processo.
Exemplo de produtos que podem ser utilizados na fundição sob baixa pressão:
Ligas de alumínio, zinco, bronze e latão.
A estabilidade produtiva da fundição sob baixa pressão faz com que seja eliminado a influência do homem no processo e otimiza a utilização dos canais de preenchimento dos moldes, podendo reduzir ou até eliminar massalotes que auxiliam na alimentação das peças. Sendo assim, a fundição sob baixa pressão, apresenta reduzido tempo de processamento na fundição, na quantidade de material para refusão e nas operações de acabamento do fundido.
DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO SOB BAIXA PRESSÃO
As ligas utilizadas em fundição por gravidade geralmente também são utilizadas na fundição sob baixa pressão, ligas com menor fluidez, podem ser utilizadas para o preenchimento desde que a geometria do fundido não seja complexa e as paredes muito finas.
Na grande maioria das vezes os moldes são metálicos porém, tintas específicas são aplicadas na superfície de contato com o metal, para evitar a aderência do metal no molde durante o processo de preenchimento, minimizando assim, a perda de temperatura durante o processo e direcionando à solidificação.
Na fundição sob baixa pressão, para alguns tipos de peças, é possível utilizam-se de núcleos (Machos) produzidos em areia, porém, são condições bastante específicas.
COMO TODO PROCESSO, A FUNDIÇÃO SOB BAIXA PRESSÃO, TEM VANTAGENS, ABAIXO DESCREVO ALGUMAS DELAS:
Ótimo rendimento metalúrgico.
Permite realização de tratamento térmico e até soldagem nas peças fundidas.
Menor necessidade de operações de acabamento.
Modelação Universal Ltda tem tecnologia em soluções completas para a indústria de fundição, referência no setor, desde 1993.
Para saber mais sobre Fundição sob baixa pressão
Ligue para 2217-7800 whatsapp ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!